O que faz uma advogada familiar em Canoas

  • Post category:Blog

Por Tatiane Oliveira da Silva

Você, que reside em Canoas, certamente, em algum momento da vida, teve alguma dúvida jurídica sobre alguma situação familiar, como casamento, divórcio, guarda, dissolução de união estável, partilha de bens, dentre outros.

Nesses momentos, ao procurar uma advogada surge a dúvida: qual advogada devo contratar?

Afinal, a oferta de profissionais que trabalham no meio jurídico é grande e nem sempre sabemos qual a especialidade de advogada contratar para a nossa causa.

Para que você tenha seus direitos bem defendidos e tenha maiores chances de sair vitorioso no processo, é fundamental contratar os serviços de uma profissional qualificada e especialista na sua causa.

Assim como os médicos têm suas especialidades, os advogados também têm. Para cada causa existe uma advogada especialista no assunto.

Aqui, você aprenderá como escolher a melhor advogada para cuidar de seus problemas jurídicos relacionados aos Direito de Família.

Então continue lendo para saber mais.

O que faz uma advogada familiar em Canoas

1. O que são Ações do Direito de Família

2. O que faz uma advogada familiar em Canoas

3. Qual é o custo para contratar uma advogada familiar em Canoas?

4. Vantagens de contratar uma advogada familiar em Canoas

Conclusão

1. O que são Ações do Direito de Família

Aa ações do Direito de Família tratam das seguintes questões:

  • Divórcio;
  • Pensão alimentícia;
  • Guarda de filhos;
  • Regime de visitação;
  • Partilha de bens;
  • União estável;
  • Acordos pré-nupciais;
  • Inventário;
  • Testamento;
  • Doação de bens;
  • Adoção;
  • Alienação parental;
  • Investigação de paternidade, etc.

Se você tiver algumas das questões acima a serem resolvidas, você deve procurar uma advogada familiar, ou seja uma advogada especializada em família.

2. O que faz uma advogada familiar em Canoas

Atuar na área de família requer dedicação, comprometimento e sensibilidade do profissional de Direito. São demandas que ultrapassam o viés jurídico, pois envolvem vidas e sentimentos de pessoas que estão passando por algum impasse familiar.

São diversas as atribuições de uma advogado especialista em Direito de Família.

Elaboração de contrato de união estável, convivência, namoro, divórcio, guarda, alienação parental, pensão alimentícia, curatela, dissolução de união estável, testamento, inventário, pacto antenupcial e acordos extrajudiciais são alguns exemplos das atribuições da advogada familiar.

Uma advogada de família pode, por exemplo, elaborar um pacto antenupcial, um planejamento sucessório, testamentos, contratos, auxiliar na divisão dos bens decorrentes de uma separação, entre outros.

Neste último caso exemplificado, é possível visualizar um casal que está se separando e deseja lidar com tudo de forma amigável, realizando um acordo extrajudicial estabelecendo a guarda dos filhos (e até mesmo dos pets!), pensões alimentícias, custeio de planos de saúde, mensalidades de colégios, cursos de inglês, com quem ficará a casa de praia, quem pagará o restante das parcelas do carro financiado…

3. Qual é o custo para contratar uma advogada familiar em Canoas?

A decisão de contratar uma advogada é muito relevante. Afinal, existem dezenas de fatores que devem ser levados em consideração.

E acredite: o preço cobrado pela advogada não deve ser o fator principal. Experiência, conhecimento técnico, equipe e agilidade são pontos que merecem – e muito – a sua atenção.

A Ordem dos Advogados do Brasil delega às seções estaduais da OAB o dever de publicar tabelas mínimas de honoráriosdos serviços prestados pelos advogados, visando à manutenção da dignidade da profissão. Trata-se da famosa “Tabela da OAB”.

É lícito ao advogado contratar a prestação de serviços em valores superiores aos previstos nesta tabela. Portanto, não é possível aferir os honorários adequados antecipadamente.

Contudo, são sugeridos como critérios:

(i) o grau de zelo do profissional, o seu renome, experiência e especialização na matéria;

(ii) o lugar de prestação do serviço;

(iii) a natureza e a importância da causa e

(iv) o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu serviço, bem como o emprego da tecnologia na prestação dos serviços.

A falta de dinheiro muitas vezes impede a contratação de um advogado. Há três alternativas para superar a dificuldade financeira e conseguir assessoria jurídica:

(i) o juizado especial cível;

(ii) as defensorias públicas e

(iii) os escritórios de assistência judiciária das faculdades de direito.

O auxílio das defensorias públicas pode ser obtido buscando informações nos respectivos sites, como a Defensoria Pública do Estado do RS.

4. Vantagens de contratar uma advogada familiar em Canoas

É muito comum associar a contratação de um profissional do Direito somente quando é necessário “entrar com uma ação”, ou seja, quando o conflito está instalado.

Contudo, a atuação de uma advogada pode ser bem mais ampla do que a ida a uma audiência, podendo inclusive prevenir discussões familiares, já que uma boa advogada que trabalha com questões familiares deve entender também de mediação, psicologia e advocacia sistêmica que permite olhar para o cliente como um todo, suas reações físicas, emocionais, seus contextos e relações.

A advogada especializada em família é pautada no atendimento humanizado, buscando conduzir os clientes às percepções mais ampliadas sobre suas questões, devolvendo autonomia e protagonismo a ele ao propor, sempre que possível, caminhos extrajudiciais de solução.

As questões em caso de divórcio, guarda ou inventário, por exemplo, não precisam ser determinadas por um juiz de uma vara de família. Elas podem ser acordadas entre o casal e ser levadas ao Judiciário para tão somente haver a sua homologação.

 Isto é, os cônjuges podem negociar livremente as obrigações e direitos de cada um para não ter que ter um terceiro impondo o que ocorrerá após um matrimônio ter findado.

Se a advogada não é especialista em família, geralmente não possui esse atendimento humanizado e conciliador, o que pode causar conflitos entre as partes e o processo demorar muito tempo.

Lidar com os conflitos que envolvem o divórcio e as decisões sobre os filhos pode ser desgastante. O divórcio, sobretudo, é uma situação delicada na vida de qualquer família e, muitas vezes, é um gatilho para brigas, acusações, etc.

Além de ser a confidente que saberá todos os detalhes da sua vida e da sua relação, a advogada de família será também quem vai te defender de todos esses contratempos que podem surgir num processo de divórcio, guarda e pensão.

A advogada de família também orientará você acerca da melhor forma de garantir seus direitos. O que fazer, o que não fazer…

 Enfim, ela será uma espécie de anjo da guarda que lhe mostrará o caminho certo para garantir que sua ação seja um sucesso.

A advogada de família é sua representação no tribunal. Ou seja, é ela quem vai falar por você, entender seu problema, pleitear seus direitos. Em resumo, a sua advogada será a sua voz.

Por isso, escolher uma advogada competente e de confiança é a sua garantia de que ela saberá o que é melhor para você.

Se você reside em Canoas ou proximidades, ou se o processo deverá tramitar na comarca de Canoas, contrate uma advogada familiar em Canoas, pois uma advogada atuante nas proximidades facilita o acesso ao cliente e ao Fórum.

Conclusão

Em todas as situações envolvendo a família, uma advogada familiar poderá prestar uma assessoria jurídica de qualidade, resolver os conflitos extrajudicialmente quando possível, propor uma ação judicial quando necessário ou defender os interesses do cliente caso não haja um acordo entre as partes.

Vale lembrar que é fundamental contar com uma advogada familiar com experiência e que esteja atualizada com as modificações legais e decisões dos tribunais a respeito dessa matéria, para que o cliente tenha mais tranquilidade e certeza de um bom trabalho.

Espero ter ajudado!

Que tal aconselhar os seus amigos? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Leia mais artigos como esse em https://www.tatianeosilva.adv.br/blog

 

Advogada, casada, apaixonada por animais. Formada em 2003. Especialista em Direito Civil, Família, Inventário e Partilha de Bens. Proprietária de 2 escritórios, situados em Alvorada e Canoas.

Serviços:

Divórcio, Dissolução de União Estável, Inventário, Guarda, Alienação Parental, Interdição e Medida Protetiva.

Endereço 1: rua Bandeirantes, 368, Marechal Rondon, Canoas/RS;

Endereço 2: rua Oceania, 81, Centro, Alvorada/RS

Horário de atendimento: diariamente, das 9h às 18h.

Site: https://www.tatianeosilva.adv.br/areas-de-atuacao/

Facebook: https://www.facebook.com/settings?tab=profile&section=username

Deixe um comentário