You are currently viewing O que faz um advogado cível em Alvorada

O que faz um advogado cível em Alvorada

  • Post category:Blog

Tatiane Oliveira da Silva

A advocacia, assim como a medicina, é uma profissão bastante ampla, havendo uma série de áreas nas quais é possível atuar.

Conforme o próprio nome sugere, um advogado cível é um profissional que se especializou em direito civil, sendo, portanto, responsável por regular a relação entre pessoas que se encontram em situação de equilíbrio no que diz respeito à posição civil, agindo de forma consultiva, preventiva e na solução de conflitos diversos.

Esse tipo de advogado trabalhará para defender o direito de pessoas e/ou empresas que necessitem de assistência jurídica, seja para prevenir ou resolver algum problema.

Qual é o certo: advogado civil ou cível?

Embora seja muito comum a busca pelo termo advogado civil, o nome correto deste profissional é advogado cível. Tanto “civil” quanto “cível” são palavras que constam na Língua Portuguesa. Entretanto, elas possuem diferenças. O vocábulo civil significa tudo aquilo que é relativo ao cidadão. No universo jurídico, esta palavra está relacionada ao Direito Civil.

Já o termo cível pertence somente ao meio jurídico e designa tudo o que se refere aos Direitos Civil, Comercial, Previdenciário, Empresarial, Administrativo, entre outros.

Conheça alguns exemplos das várias atribuições do advogado cível:

  • Elaboração, revisão e análise de contratos cíveis;
  • Divórcio;
  • Divisão de bens;
  • Adoção e tutela;
  • Ações de cobrança e despejo;
  • Danos morais;
  • Pedido ou defesa de indenizações;
  • Herança, testamentos e inventários;
  • Recuperação de Crédito e quitação de débitos;
  • Formulação de acordos entre as partes;
  • Renegociação de Contratos;
  • Entre outros.

O advogado cível pode atuar para resolver litígios ou de um modo preventivo para evitar problemas no futuro para indivíduos e/ou empresas.

Ele trabalha nas mais variadas ramificações do Direito Civil, mas também pode escolher focar em uma ou algumas especialidades como o Direito de Família, Direito das Sucessões e Consumidor, por exemplo. Seus clientes costumam ser famílias, casais, consumidores, proprietários de imóveis, etc.

Quando devo contratar um advogado cível em Alvorada

A resposta à pergunta sobre quando procurar um advogado é simples: sempre que seja necessário um assessoramento legal. Se o buscamos com a antecedência necessária evitaremos muitos problemas.

Muitos acreditam que somente necessitam de um advogado quando estão envolvidos em um conflito que está prestes a converter-se em processo judicial, achando que nesses casos a última salvação é contratar um especialista para a defesa de seus direitos e interesses. Muito advém do medo que as pessoas sentem do termo “advogado”, normalmente associado a um problema grande e de difícil solução.

Entretanto, essa não é a realidade! A resposta à pergunta sobre quando procurar um advogado é simples e direta: sempre que seja necessário um assessoramento legal.

E o recomendado é evitar que a busca por um advogado seja um recurso de última hora, para permitir um trabalho realmente contundente.

Por exemplo, se o que você deseja é uma separação de seu marido ou esposa, o melhor é consultar um advogado cível que seja especialista na área de família, para saber exatamente como proceder, já que há situações que podem complicar (e muito) o andamento do processo. Seria o caso de deixar o domicílio conjugal, fato passível de denúncia por abandono de lar e que pode ser um complicador num hipotético julgamento por custódia ou divisão de bens.

Se você precisa abrir um inventário, busque um advogado cível especializado em sucessão.

Outro exemplo, se você sofreu um dano moral ou material, contrate um advogado cível especializado em responsabilidade civil.

Quanto mais o advogado for especializado no assunto, mais chances você tem de ganhar a causa!

Conclusão

Se buscamos suporte legal, por meio de um advogado cível com a antecedência necessária, podemos evitar muitos problemas. Contar com a ajuda de um advogado especialista facilita a decisão sobre qual procedimento seguir, o que deve ser feito para zelar por nossos interesses, entre outras coisas.

Procurar um advogado não é ruim, ao contrário, pode ser de muita ajuda em diferentes tipos de situações. O investimento pode gerar uma economia maior: de tempo, paciência e desgaste emocional.

Se você reside em Alvorada ou proximidades, ou se o processo deverá tramitar na comarca de Alvorada, contrate um advogado cível em Alvorada, pois um advogado atuante nas proximidades facilita o acesso ao cliente, ao Fórum e você economiza tempo e dinheiro!

Se você gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais.

Tatiane Oliveira da Silva. Gaúcha, Advogada em Alvorada, Canoas e Porto Alegre, casada, formada em 2003, especialista em Direito Civil, Família, Inventário e Partilha de Bens.

Contato: 51 98493-8082

Leia mais artigos como esse em https://www.tatianeosilva.adv.br/blog

Deixe um comentário