You are currently viewing Dicas para contratar um advogado online com segurança

Dicas para contratar um advogado online com segurança

Esse é um questionamento de muitas pessoas quando têm a necessidade de contratar um advogado.

Atualmente, há vários sites que divulgam os serviços de

advogados e que permitem a contratação a partir de contatos

na internet. Inclusive nosso site permite tal contato no item

consulta em https://www.tatianeosilva.adv.br/consulta/. Mas é preciso tomar alguns cuidados.

Aqui, você aprenderá como escolher o melhor advogado para cuidar de seus problemas jurídicos.

Mais do que isso: ao longo desse texto você sairá com total segurança sobre como escolher um bom profissional para te auxiliar. Isso através de um simples passo a passo que qualquer leigo pode seguir com sucesso. Então continue lendo para saber mais.

Quais os cuidados devo tomar ao contratar um advogado online?

1. Saber se você precisa de um advogado

O advogado é o único profissional que tem a chamada “capacidade postulatória” (ou “jus postulandi”). Ou seja, somente o advogado é quem pode pedir e defender as pretensões das pessoas perante a Justiça brasileira. Essa é a regra geral.

Em certos casos, é dispensada a atuação do advogado no processo judicial. Em regra, essa situação se relaciona com a intenção de facilitar o acesso à Justiça. Incluem-se no rol das exceções as ações protocoladas nos juizados especiais cíveis, nas causas de até vinte salários mínimos (art. 9º da Lei n. 9.099/95), nos juizados cíveis e criminais federais e da Fazenda Pública, nas causas de até sessenta salários mínimos e as ações trabalhistas (art. 791 da Consolidação das Leis do Trabalho).

A dica é evitar contratar advogado quando não é necessário e também ser humilde quanto à conveniência de se ter um advogado para a obtenção da máxima vantajosidade em relação a cada problema jurídico.

2. Verificar se o profissional tem inscrição válida no Cadastro Nacional de Advogados (OAB)

O advogado é um profissional liberal. O profissional liberal tem formação universitária ou técnica e executa a sua atividade como empregado ou por conta própria, de forma liberal. Além dos advogados, são profissionais liberais os médicos, os arquitetos, dentre outros profissionais.

O Advogado é formado na faculdade de Direito e necessita de aprovação e inscrição válida na Ordem dos Advogados do Brasil. Portanto, o cuidado ao contratar um advogado é verificar se o profissional tem essa inscrição válida no Cadastro Nacional dos Advogados (CNA), que é mantido pelo Conselho Federal da OAB.

3. Saber se precisa de um advogado especialista

O direito é um ramo muito amplo. Nesse sentido, é fundamental que os profissionais frequentem cursos de especialização a fim de aprofundar o conhecimento e aumentar as oportunidades de crescer na carreira.

Portanto, evite advogados generalistas e com instrução apenas genérica. O ideal é contar com profissionais que dominem com excelência uma determinada área. Desse modo, as chances de obter sucesso na demanda serão muito maiores.

Portanto, o cuidado ao contratar um advogado é delimitar que área do direito pertence o problema e buscar um especialista de verdade.

Algumas especialidades:

– Advogado especialista em Direito de Família: cuida de divórcio, dissolução de união estável, guarda, partilha de bens, pensão alimentícia, alienação parental, entre outros;

– Advogado especialista em Sucessão: cuida de planejamento sucessório, testamento, inventário, doação, entre outros;

– Advogado especialista em Previdenciário: cuida de aposentadorias, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros;

– Advogado especialista em Direito do Trabalho: cuida das ações trabalhistas, acidente de trabalho, etc.

Assim, contratar um advogado previdenciário, no lugar de um advogado de direito de família para um divórcio, por exemplo, pode trazer grandes dores de cabeça.

4. Valorize o bom atendimento

O comportamento diz muito sobre a capacidade de um profissional O bom advogado deve ter uma postura dinâmica e proativa. Ele deve estar preparado para esclarecer dúvidas e instruir o cliente sobre a melhor maneira de solucionar o problema, tanto pelos meios de conciliação quanto por meio da propositura de ação.

5. Verifique o site

Veja se é um site profissional, confira se tem um endereço físico, telefone fixo, se consta o número da inscrição na OAB, se menciona as áreas de atuação.

6. Verifique também as avaliações desse profissional ou escritório

As redes sociais são ótimas para fornecer esse tipo de informação.

Busque as avaliações no Google, na página do Facebook, nos comentários das postagens.

7. Aproveite para checar a qualidade do conteúdo publicado

Visite o blog e as redes sociais e analise a qualidade das postagens.

Quais são as vantagens em contratar um advogado online/Escritório Digital na área de família e sucessão?

Existem inúmeras vantagens para o cidadão que optar por contratar um advogado pela internet. Entre elas podemos citar:

1.Flexibilidade de horários e economia de tempo

Uma das grandes vantagens da consulta online é a possibilidade de ser atendido no conforto da sua casa ou durante o intervalo do trabalho. Imagine só o tempo que demoraria para ir até um escritório, seja de carro, ônibus ou a pé.

Se perde bastante tempo com o deslocamento. Com essa forma de atendimento digital, é possível economizar tempo e ser atendido em qualquer lugar.

No caso de inventário, por exemplo, ao resolver seu inventário de forma rápida e pela internet, você economiza muito dinheiro, pois evita diligências desnecessárias, deslocamentos e serviços extraordinários.

No nosso escritório, por ser 100% digital e nada burocrático, os nossos profissionais entram em contato com os outros herdeiros (basta você fornecer os dados), e dessa forma não há necessidade de contratar outro advogado, caso seja possível resolver o inventário de modo consensual (um único advogado representará todos os herdeiros). Muita economia e agilidade para todos os envolvidos.

2. Possibilidade de contratar um especialista em outro estado

Sabemos que há muitas cidades no Brasil que não oferecem uma grande diversidade de serviços. E, isso acaba limitando seus habitantes a optarem por um profissional que, muitas vezes, não é especialista no problema que se precisa resolver.

Por isso, através da internet, é possível que qualquer pessoa busque por um especialista, de qualquer lugar do país, e entre em contato apenas com alguns cliques. Isso garante ao cidadão uma maior possibilidade de escolha na hora de contratar um serviço.

3. Facilidade e agilidade no atendimento

Já aconteceu com você de, após sair de uma consulta, lembrar que precisava ter perguntado algo, mas acabou esquecendo? E, muitas vezes, era necessário esperar até a próxima consulta para perguntar? Já imaginou ficar com uma dúvida na cabeça por mais de uma semana?

Além disso, essa é uma situação muito comum de acontecer e nos leva até a terceira vantagem da consultoria jurídica online: a facilidade e agilidade no atendimento. É possível enviar pelo WhatsApp ou email a sua dúvida e ser respondido ainda no mesmo dia.

Sem contar, ainda, que todas as mensagens ficam registradas. Ou seja, se você esqueceu de algo, pode verificar nas conversas anteriores.

4. Registro da contratação

Todas as informações trocadas sobre o processo, toda a negociação sobre honorários, todos os documentos enviados, todos os compromissos agendados, enfim, todas as etapas do processo, desde a sua fase inicial até a sua fase final, tudo ficará registrado através de e-mail, conversas no Skype, Instagram, Zoom, WhatsApp ou nas páginas do Facebook.

Além do mais, oferecemos aos nossos clientes acesso através de login e senha para que acompanhe todas as movimentações e evolução do seu processo, o que traz o nosso cliente para dentro do nosso escritório, vendo em tempo real as atividades de nossa equipe em seu processo.

Tal situação é benéfica para os dois lados, pois para o advogado facilita o registro e a transmissão das informações, diminuindo o risco de perda de algum detalhe importante.

Para o cliente / consumidor significa uma garantia de tudo aquilo que foi combinado e dos documentos que foram enviados ao advogado, assim como também facilita o acesso às informações.

5. Facilidade de acesso às informações

Em razão de todas as plataformas digitais que temos disponíveis, o uso delas facilita o contato com o cliente e a permanente nutrição de informações, o que auxilia tanto o advogado como o cliente na transmissão de tais informações, conforme já referido acima.

Nós da Tatiane Oliveira da Silva Advocacia sempre sugerimos escolher apenas uma plataforma para manter contato com o cliente, aquela que melhor satisfaça ao interesse do próprio cliente, para que não haja divergências, duplicidade ou perda de informações.

Adotamos como plataformas digitais aqueles mais utilizados pelo nosso público, como e-mail, WhatsApp, Skype, Zoom, Telegram e Facebook.

Essas foram apenas algumas das vantagens dessa modalidade de atendimento. Essa forma de atender oferece, de maneira inovadora, benefícios como agilidade, acessibilidade e conveniência, oferecendo ao cliente comodidade, modernidade e maior tempo para se dedicar à família e ao trabalho.

6.Advogado on-line e a redução de honorários

Em razão de o advogado não ter custos com a manutenção de um escritório físico, tais como aluguel, despesas com limpeza, recepção, etc., é possível ao advogado cobrar honorários um pouco mais em conta para o cliente, sempre respeitando o limite mínimo fixado pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, para evitar a concorrência desleal e a banalização do serviço de advocacia, além de garantir a excelência e qualidade do serviço do advogado.

No caso do nosso escritório, apesar de termos um endereço físico, no qual mantemos toda a nossa equipe de profissionais trabalhando nos processos, com custos fixos para manter a excelência no atendimento aos nossos clientes, em razão de grande parte de nossos clientes virem de fora do nosso Estado, locais no qual não temos despesas com escritórios físicos, conseguimos oferecer aos nossos clientes digitais honorários bastante interessantes e competitivos.

7. Centralização e segurança dos dados

O armazenamento centralizado e nas nuvens dos dados, é uma forma segura e garantida de guardar, talvez o maior patrimônio de um escritório de advocacia: as informações.

Como funciona a consultoria jurídica online?

A consultoria jurídica online é muito semelhante à consultoria realizada em um escritório físico. A diferença fica por conta da possibilidade desse atendimento ser realizado de forma online, sem a necessidade do cliente se deslocar até um escritório.

Sem contar a praticidade de ser atendido em qualquer lugar do mundo, através de computador, tablet ou telefone. No próximo tópico, falaremos mais sobre as vantagens dessa forma de consulta online.

Neste tipo de atendimento são utilizadas ferramentas como e-mail, aplicativos de mensagens (como o WhatsApp, o Telegram), videoconferências, redes sociais. Normalmente, os advogados ou escritórios que fazem esse atendimento pela internet buscam ofertar o atendimento pelo canal que o cliente preferir.

O envio de documentos também pode ser feito através dessas ferramentas. É possível tirar uma foto do documento e enviar para o especialista que está lhe atendendo. Claro que, nesse caso, é muito importante tirar fotos de boa qualidade para que as informações fiquem legíveis e o profissional possa fazer a análise correta.

Conclusão

Atualmente a advocacia, com a implantação dos Processo Judicial Eletrônico, pode ser exercida remotamente. Ou seja, um advogado em Canoas pode tranquilamente atuar em processos eletrônicos tramitando em comarcas de São Paulo ou Rio de Janeiro. Em determinados casos, contratar um advogado de uma cidade como Canoas não será muito diferente que contratar advogado com escritório no Centro do Rio de Janeiro por um cliente morador da Barra da Tijuca, eis que os contatos entre cliente e advogado se darão, também nessas condições, preferencialmente por telefone ou pela internet.

O nosso escritório tem sedes próprias, localizadas nas cidades de Canoas/RS e Alvorada/RS, porém, através da internet e em razão do know how que conquistamos em determinadas áreas do direito de família e direito sucessório, defendemos clientes em todo o território nacional brasileiro através da internet.

Assim, saber como escolher um bom advogado é o primeiro cuidado para obter sucesso em qualquer tipo de pretensão no âmbito jurídico ou para se manter nos conformes da lei, mediante a advocacia consultiva, por exemplo. Por outro lado, se você escolher um profissional sem boas referências poderá sofrer vários transtornos, como a improcedência da demanda e a condenação ao pagamento de honorários sucumbenciais.

Espero ter ajudado!

Por Tatiane Oliveira da Silva

OAB/RS 73088

Deixe um comentário